quarta-feira, 9 de outubro de 2013

MEMORIZAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO

Para turbinar os estudos e lembrar do que for necessário na hora da prova em concurso, as técnicas de memorização mnemônica tem ajudado bastante.
Otimizam tempo de estudo e ajudam a consolidar o aprendizado.

Nada de novo; são técnicas antigas já conhecidas. Tomei contato com elas no Power Memory mas sei que são bastante utilizadas em outros sistemas. Me ajudaram a decorar listas de tudo quanto é coisa. Depois, preencho cada item com o conhecimento necessário. É uma ótima forma de criar gatilhos de memória pois uma coisa puxa outra e é possível resgatar todo o conteúdo.

Acompanhe esta sequência de imagens. Visualize as cenas com a maior vivacidade possível, incluindo ação, emoção, humor, ridículo.

Esta cena trata dos princípios fundamentais do direito penal, conforme sistematização de Cristiano Rodrigues (Direito Penal, Parte Geral I, Col. Saberes do Direito, vol. 4, 2012, ed. Saraiva).

O Pepe Legal bate com o El cabongo (violão do Pepe Legal) na cabeça de um juiz de futebol; ele dá cartão amarelo para o Homem de Vitrúvio (aquela figura humanoide desenhada por Leonardo da Vinci). Aos pés do Homem de Vitrúvio está, se contorcendo de dor, um jogador de futebol com a mão na canela e, ao lado dele, outro jogador com a mão na cabeça como que reclamando dizendo que não teve culpa (cena bem comum em futebol). Por cima desse reclamão culpado, passa cavalgando o Rodrigo Pessoa (medalhista de ouro em equitação nas Olimpíadas de Londres); ele passa por cima do jogador reclamão mas se arrebenta contra uma pena de galinha gigante por cima da qual não consegue pular.

Bom, o que fazer com isso? Essa é uma sequência de imagens que se interrelacionam com ação, humor pastelão, ridículo. Cada imagem tem um significado atribuído e serve de gatilho para resgatar o conceito que ela representa. Assim:

Pepe Legal
  1. Pepe Legal (antigo desenho animado; quem não conhece, dá uma procurado no youtube) - representa o PRINCÍPIO DA LEGALIDADE (Pepe LEGALidade);
  2. Juiz com cartão amarelo - PRINCÍPIO DA INTERVENÇÃO MÍNIMA (o cartão amarelo é menos que o vermelho, no futebol);
  3. Homem de Vitrúvio (procurem no google, a figura é bastante famosa) - PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA ou PRINCÍPIO DA HUMANIDADE;
  4. Jogador lesionado - PRINCÍPIO DA LESIVIDADE;
  5. Jogador reclamando - PRINCÍPIO DA CULPABILIDADE;
  6. Rodrigo Pessoa - PRINCÍPIO DA PESSOALIDADE ou da PRINCÍPIO DA INTRANSCENDÊNCIA DA PENA;

Homem de Vitrúvio

Se a cena foi bem visualizada, aposto que esta sequência não será esquecida. Quem está na rotina de estudo poderá repassá-la três ou quatro vezes (porque nos desdobramentos do estudo, a este conteúdo serão acrescidas outras milhares de informações).
Trata-se de desenvolver uma linguagem direfente, própria para estudo que alie estes requisitos: imagem, ação, emoção, preferencialmente, o próprio estudante deve estar inserido, humor pastelão, ridículo. Isso quebra a rigidez do processo de memorização que, normalmente, é cansativo e, com frequência esquecido.
Rodrigo Pessoa
Para otimizar este processo, é ideal criar uma espécie de dicionário de expressões que tenham um equivalente nessa linguagem. Assim, o princípio da dignidade da pessoa humana, será sempre o Homem de Vitrúvio e, quando
ele for invocado, em qualquer outro estudo, deverá aparecer representando o mesmo princípio. Assim, é possível interligar informações. Sempre que faltar criatividade, basta digitar no Google a palavra-chave que representa um conceito e buscar uma imagem que sirva de substituto.

Os princípios se desdobram em subprincípios num total de 9. No próximo post, trabalharei neles aplicando um complemento.

Experimente o teste e acompanhe o blog. Voltarei ao assunto.

Poste as impressões a respeito deste método. Deu certo? Muito bom? Uma porcaria? Pode ser melhor? Que outros métodos são conhecidos e funcionam bem?

Enfim, os comentários são importantes.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário